domingo, 10 de agosto de 2014

A IMPORTÂNCIA DO PÓLEN NO ORGANISMO DO SE HUMANO.


O pólen apícola é conhecido desde a antiguidade, tendo sido consumido por gregos, romanos e egípcios. Hipócrates (460-377 a.C.), o primeiro médico a se concentrar na prevenção de doenças, escreveu sobre os benefícios do pólen de abelha para a saúde humana. Durante séculos, o alimento tem sido consumido por diversas culturas, mas só recentemente os pesquisadores começaram a provar suas propriedades terapêuticas.

Descobriu-se que o alimento tem uma série de propriedades funcionais que beneficiam a saúde. O grão é rico em vitaminas A, C e E, conhecidas pela ação antioxidante, atuando no combate ao envelhecimento precoce e ao câncer. Também é fonte de vitaminas do complexo B, que previnem anemia. Em 1999, uma pesquisa no Centro de Estudos Apícolas da Universidade de Taubaté (Unitau), mostrou que o pólen também possui compostos com propriedades antibacterianas e antitumorais.



O pólen também é reconhecido por seu alto teor de proteínas. A composição nutricional varia com a espécie vegetal, as condições ambientais, a idade e o estado nutricional da planta quando ele está se desenvolvendo. Mesmo assim, é possível estimar que, em média, o alimento é composto de 25% de proteínas, sendo compostas por quase todos os aminoácidos essenciais!

O alimento ainda é rico em fibras, com 4% desse nutriente na composição. As fibras, vale ressaltar, são importantes para o funcionamento intestinal, controle da saciedade, redução do colesterol e dos triglicerídeos sanguíneos, entre outras funções.


  Ficadica -- Inclua o pólen apícola no seu hábito alimentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário